domingo, 30 de janeiro de 2011

Como escrever um livro em dez passos


 

Primeiro: Trace uma linha mestra.

Procure um lugar onde não será incomodado. É hora de sonhar; mentalize e escreva as principais ideias e cenas que pretende colocar no livro. Assim você irá construir a linha mestra do que acontecerá na sua obra. Nesta etapa eu costumo pensar em quatro cenas, que julgo ser extremamente importantes para o livro:

  • A cena inicial que apresenta a história e o principais personagens.
  • A cena da primeira virada onde o protagonista é "forçado a agir" e mudar o seu estilo de vida.  
  • A cena da segunda virada, que ocorre depois do meio do livro, mais ou menos a um terço do final. O protagonista, durante a obra, passa por todos os  tipos de provas e conflitos, quando o livro se aproxima do final colocamos a segunda virada, quando a história muda de rumo e caminha para a cena final.
  • A cena final, aquela que fecha a história ou abre caminho para a continuação em um outro livro.
Se estes quatro pontos da obra estiverem bem definidos, fica muito mais fácil preencher cada capitulo. E principalmente, ajuda a minimizar aqueles "brancos" que as vezes ocorrem quando estamos escrevendo.

Segundo: Cuide de seus personagens.

Crie os protagonistas e personagens da sua obra. Responda as seguintes perguntas para cada personagem:

  1. Qual é o nome completo do personagem? 
  2. Qual a idade?  
  3. Qual é o seu grande objetivo? 
  4. De quê ele gosta? 
  5. Quais coisas ele não gosta? 
  6. Como foi o seu passado? 
  7. Como são seus sentimentos? 
  8. Como são seus pensamentos? 

Lembre-se quanto mais completa for a personalidade de seu personagem, mais convincente e cativante ele será.

Terceiro: Tenha em mente a evolução da história

Você está contando uma parte da vida de seus personagens, assim tenha em mente que precisa haver uma evolução. Seus personagens começam o livro em uma situação e no decorrer do livro eles devem evoluir para outra situação.

Quarto: Pense nos obstáculos que o protagonista irá enfrentar

Lembre-se de que o protagonista deve enfrentar um antagonista. Esta trama pode assumir diversas formas: Luta entre o bem e o mau (ou mocinho e bandido), A luta pela sobrevivência, A luta interna entre estados de espírito conflitantes, etc.


Quinto: Use um linguagem objetiva, evite textos rebuscados

Escreva sobre pessoas e sentimentos. Coisas do dia-a-dia, modos das pessoas de falar e de se expressar.


Sexto: Prefira frases curtas

Use sempre frases curtas. Abuse dos diálogos. Coloque ritmo, como o rufar de tambores, como o bater do coração. Liberte a imaginação do leitor, faça ele viajar com você. Faça com que ele se envolva e visualize o universo que você está criando.

Sétimo: Leia e releia o seu texto

Revise os parágrafos com carinho, reescreva e reestruture se for necessário. Peça para alguém, que entenda de gramática, para corrigir os possíveis erros. Peça opiniões das pessoas que são próximas a você.  Escute os bons conselhos. Leia e releia o seu livro, faça alterações até ficar ótimo.

Oitavo: Projeta e divulgue a sua obra

Registre a sua obra na Fundação Biblioteca Nacional http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=28. Envie para várias editoras. Evite os pensamentos pessimistas, acredite sempre na resposta positiva. Mas, tenha cuidado com editoras que apenas querem que você compre uma grande quantidade de livros impressos. Eu, particularmente prefiro comercializar os meus livros no formato de ebook. Assim, o custo de publicação é praticamente zero.

Nono: Mantenha o pensamento positivo

Desenhe a capa do seu livro e a coloque num lugar onde você possa ver todos os dias. E, sempre que olhar para o desenho, tenha pensamentos positivos com relação ao seu livro. Mantenha em sua mente a imagem de sua obra nas livrarias. Imagine pessoas folheando o seu livro e carregando-o para o caixa. Imagine as pessoas felizes ao lerem o seu livro.

Décimo: E mais importante

Nunca, jamais desista de seu sonho. Lembre-se só você pode definir se seu sonho irá se realizar ou não. Então escolha o sim.

 ***

Se você gosta de escrever, e quer se aprofundar nessa arte maravilhosa, conheça o ebook que eu (Autor de "Hathor") e a Kamila Denlescki (Autora de "Estrela Pier") escrevemos sobre o assunto.


Este ebook ensina passo a passo como organizar e escrever as cenas de seu livro. Falamos também sobre criação de personagens,  idealização e desenho da capa, registro da obra, divulgação, etc.
Nós preparamos uma amostra, que você pode baixar gratuitamente em:


 Fique a vontade para baixar, ler, distribuir ou mesmo postar em seu blog ou site.


Agora, se você gostar da amostra, pode adquirir a versão completa:

http://bit.ly/18eQy37

Boa leitura, e espero sinceramente que você goste e que este livro possa ajudá-lo a colocar no papel as histórias maravilhosas que eu sei que está aí dentro de você.


Follow MarkusThayer on Twitter

102 comentários:

  1. Muito obrigado pelas dicas, eu estava planejando escrever um livro só por diversão, mas não tinha a mínima idéia de por onde começar.

    Muito obrigado !!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita Walison. Vá em frente, escreva o seu livro! Posso lhe garantir que é muito divertido.

    ResponderExcluir
  3. " Nunca, jamais desista de seu sonho. Lembre-se só você pode definir se seu sonho irá se realizar ou não. Então escolha o sim."

    Markus, não vou mesmo desistir dos meus sonhos,quero muito escrever um livro!Vlw pelas ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Com essas dicas poderei terminar de escrever meu livro.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela visita Luan e Marden. Sucesso a todos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse post Markus, essas dicas realmente são muito importantes, nunca tinha encontrado elas de uma forma tão bem explicadas e simplificadas :D

    # Camila
    Blog Cookies

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela visita Mach. Fico feliz que tenha gostado.

    ResponderExcluir
  8. Estou escrevendo um romance de suspense a mais de um ano, mas só a alguns meses a coisa engatou mesmo. Era só um passatempo mas as pessoas tem gostado muito e pedem para que eu termine logo, mas esse é exatamente o problema.
    O desenvolvimento está todo pronto o problema é ligar tudo porque eu não comecei a escrever seguindo capitulo por capítulo - acho que esse foi o erro =(.

    ResponderExcluir
  9. Terezinha, obrigado pela visita. Como você já tem vários capítulos escritos uma coisa que você pode fazer é verificar se a sequência deles pode ser mudada para conduzir a um desfecho melhor. Os roteiristas costumam fazer bastante isso. Persistência leva ao sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Markus, muito legal as dicas para quem está pensando em escrever seu livro. :) Não é o meu caso, mas adorei o post! :D Achei excelente!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Mari pela visita e pelas suas palavras.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da postagem, Markus. Já terminei o meu primeiro livro e estou revisando-o. Mas a postagem me ajudou a perceber que preciso de mais ordem para escrever os meus próximos livros.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Adoreias dicas, Markus. Hathor está na lista de livros para eu comprar!! Já li resenhas maravilhosas sobre seu livro que fiquei empolgada para ler.

    ResponderExcluir
  14. "Nunca, jamais desista de seu sonho. Lembre-se só você pode definir se seu sonho irá se realizar ou não. Então escolha o sim."

    Só essa frase já motiva demais qualquer pessoa a escrever um livro.

    ResponderExcluir
  15. Markus... adorei suas dicas. Mesmo! Estou escrevendo o meu livro há meses. Certos momentos desanimo, mas palavras como as suas sempre me ajudam e me motivam! Ótimo post!

    Com certeza vou procurar Hathor... fiquei super interessada (ainda mais que vc tem o nome de um dos meus autores preferidos: Markus Zusak) rs.

    Beijos. Fique com Deus!
    Jaqueline de Marco
    http://www.naprateleira.com/
    @naprateleira
    @jaquedemarco

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo post. Sempre gosto de ler sobre como os autores já publicados fazem para escrever seus livros, assim posso aprender alguma coisa para tornar o meu um pouco melhor. Espero mesmo um dia conseguir que minhas histórias cativem alguém, nem que seja meia dúzia de guris e gurias do lugar mais afastado do mundo.

    Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Quero muito escrever um livro tenho ideias fantasticas, mas sinto que ainda nao estou totalmente preparada, tenho 13 anos tenho muitos anos pela frente ! Parabéns pelo livro !
    OBS: O Teclado aqui que nao tem acento nao sou eu que escrevo errado HAA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hj vc deve estar com 15, bom eu tenho 18, comecei a escrever meu primeiro livro na sua idade atual.
      Quero dizer-te para não desaminar com a pouca experiencia, comece, tente e vc irá ver quão surpriendente sairá sua Obra.
      Abraço
      By: Thiago

      Excluir
  18. adorei a dica, ja iniciei meu livro varias vezes, mas sempre desisto e fica o rascuno de lado, agora estou pensando em voltar e terminar de escreve-lo, gostei ds dicas

    ResponderExcluir
  19. obrigado pela a dica agora to terminando de ler o seu e vou começa fazer o meu flw markus e deixe um comentario no meu site http://resenhadelivrosss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Post maravilhoso! Muita gente dá dicas sobre como escrever, mas acho que a maioria se esquece da importância do pensamento positivo, de acreditar no seu potencial. Vou escolher o sim, com certeza.

    ResponderExcluir
  21. Adorei as dicas! Um dos meus sonhos/objetivos de vida é escrever um livro. Já estou nos primeiros passos! =D

    ResponderExcluir
  22. Puxa, isso me deixou até um pouco mais inspirada para a história que estou prestes a escrever. Obrigada, Markus. Ajudou bastante, pois eu costumo ter muitos pensamentos negativos em relação às coisas que faço. Tenho medo de que não gostem, de que critiquem... mas, vou tentar ignorar esse tipo de pensamento e pensar possitivamente.

    ResponderExcluir
  23. Eu adorei as suas dicas, me motivou a iniciar o meu sonho de criar um livro. Obrigado Thayer!

    ResponderExcluir
  24. olha me emocionei muito lendo sue livro pois meu sonho é consegui escrever um e ser reconhecida,já escrevi um fic mais nada serio agora estou entrando em uma obra e quero escrever ela e publicar sei que vou conseguir e mais agora antes de ler seu livro é que sei que vou,obrigada

    ResponderExcluir
  25. Oi

    Excelente artigo, ficou bastante didático, também estou escrevendo uma história e não tinha pensando em tantos detalhes, mas aqui aprendi, estava andando meio sem rumo, agora já sei como caminhar.

    Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.

    Um Abraço

    @anakint

    ResponderExcluir
  26. Gente, eu estou muito doido !
    Eu sonhei com um livro inteiro !
    Inteiro mesmo ! E eu já estava sentado no cinema vendo o filme na telona ! Com Matt Damon e Natalie Portman como protagonistas. Tem também o Raul Julia, mas ele já morreu... Eu enviei emails para empresas nos EUA especializadas em comprar roteiros e eles me disseram "tente tornar sua estória mais real" !!! Pro inferno ! Minha estória já é bastante real !!! Vou escrever um livro... Obrigado pelas dicas. Best regards from Brazil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelo !!! pode por favor me passar o endereco do email que vc mandou para interessados em comprar roteiros? sou amador como escritor ,mas estou escrendo um roteiro bem legal baseado em fatos reais da minha vida , que e muito rica, e gostaria de oportunamente , vende lo ou coloca lo a disposicao para producao. Agradeco sua atencao

      Excluir
    2. Cara..., tu é doente. Você se acha o fodão pra achar
      que os mano lá nos state vai pegar qualquer roteirozin de merda e fazer um filme. A não ser que seja realmente bom "Fantástico" para se fazer uma produção. Harry Potter, Crepúsculo, Jogos Vorazes e agora Fallen, sua história tem de ser realmente boa para se fazer um filme e... Estes são apenas os principais Best Sellers de renda anual de 40milhões para seus autores. Se você quer ganhar 40milhões por ano como a Sthephanie Meyer é melhor se esforçar mais e criticar menos.

      Excluir
  27. Olá,peço a gentileza de me explicar como façoa para escrever um livro.Preciso da ajuda de alguém experiente na prática,pelo menos para o início,pois sou doente e tomo medicamentos que às vezes atrapalham minhas idéias.Preciso então,de alguém que me ajude a organizar os pensamentos e colocá-los no papel.Creio que deva existir alguém que exerça este tipo de atividade aqui pela internet mesmo e que deva cobrar ou não pelo serviço.Há alguns anos iniciei o esboço,mas parei em virtude da doença ou desconcentração e falta de tempo.Se puder me ajudar,aconselhar,eu agradeceria.Zilma

    ResponderExcluir
  28. Oi, Zilma.
    Não sei se posso te ajudar, mas acreditar em você é o primeiro passo que deve dar.
    Escreva, depois leia, se não gostou comece de novo. E siga sempre em frente, peça para alguém que confie para ler e opinar, mas siga somente sua intuição e seu coração.
    Quanto a falta de concentração, tudo na vida é treino, e tenho certeza absoluta que você consegue.
    Vou ficar torcendo muito por você.
    E desejo que consiga realizar todos os seus sonhos.
    Beijos, Mel.

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigado pelas dicas!! COm essas ajudas posso fazer, agora meu romance ! Abraços

    ResponderExcluir
  30. Adoreei as dicas, muito boas e incentivadores. Vou levá-las em conta da proxima vez que estiver escrevendo ;D

    Beijoos;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  31. muito fantastico esse livro , narração perfeita Parabens

    ResponderExcluir
  32. Poxa brother, ótimo artigo. Sou apaixonado por livros e pretendo escrever, e posso dizer que o que li aqui me animou muito. Continua assim...t+.

    ResponderExcluir
  33. Li o começo do post. Gostei muito das suas dicas.
    Vou ler em casa com bastante calma.

    Já tenho uma ótima ideia.
    Sei que essas dicas vão me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  34. Obrigado! Era o que faltava para eu começar escrever meu livro.
    Suas dicas me encorajaram por em prática uma idéia de muitos anos.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  35. Nossa cara você mudou a Minha vida, a partir de agora vou correr atrás do meu sonho. Parabéns Pelas dicas.
    Obrigado de verdade.

    ResponderExcluir
  36. NOZX cara voce me ajudou msm, eu estava quase desistindo de escrever um livro, mas depois q li isso mudei de idéia

    ResponderExcluir
  37. é escrever um livro é algo realmente fantástico, e com essas ideias vai ser bem mais fácil:]

    Obg...

    ResponderExcluir
  38. eu to tentando fazer um livro a muito tempo mais não sabia como fazer como começar...
    valeu pelas dicas
    brigadinha

    ResponderExcluir
  39. Entrei no blog por acaso e gostei das dicas, vou tentar segui-las, mas eu acredito que cada um tem um dom para determinada coisa, eu tenho tantas idéias que acredito que sejam vendáveis ou comerciais para um livro/filme porém sou muito travado para desenvolver. Existe um profissional para isso, para ajudar a desenvolver um livro ou roteiro de um possível filme?

    ResponderExcluir
  40. Bigada estava a querer escrever um livro mas nao sabia como começar.
    Muito obrigada ^^

    ResponderExcluir
  41. Tom, não sei dizer se existe um profissional que ajude a desenvolver o conteúdo de um livro/filme. Contudo, sei que você pode estudar e desenvolver técnicas se certamente o ajudarão. Um bom livro para ser lido é o "Story" de Robert McKee.

    ResponderExcluir
  42. Se conseguir realizar meu sonho, esta frase estará nos agradecimentos, muito obrigado Markus...

    "Nunca, jamais desista de seu sonho. Lembre-se só você pode definir se seu sonho irá se realizar ou não. Então escolha o sim." Markus Thayer

    ResponderExcluir
  43. Boas dicas Markus, elas irão me ajudar muito. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  44. engraçado antes de chegar aqui eu estava escrevendo 5 livros de uma vez,mais agora tenho certeza que vou termina-los obrigado pelas dicas
    acredito que estava meio caminho andado ,agora vou terminar de trilhar meu caminho
    alex

    ResponderExcluir
  45. Boa Tarde,
    Costumo ler livros (principalmente de histórias fictícias), e fiquei com esta ideia de tentar fazer um livro, já que também adoro escrever..
    Tenho já várias ideias sobre uma futura história, sobre algumas personagens e afins, só que tenho sérias duvidas em conseguir fazer um livro "sério" pois tenho 17 anos e consequentemente não tenho curso superior.
    Acha que vale a pena tentar criar a minha própria história fictícia?
    Agradecia resposta,
    Ana Sousa

    ResponderExcluir
  46. Isso foi brilhante! Estou escrevendo um livro e tenho lido muito sobre como escrever e tudo mais, sempre lendo dicas práticas, um tanto quanto cruéis. Mas ainda não tinha lido nada assim, mais sensível. Muito obrigado, eu adorei!

    Fabio Lopes

    ResponderExcluir
  47. Muito obrigado a todos pelos comentários.
    Com relação à pergunta da Ana Sousa, eu diria que sempre, sempre vale a pena seguir os seus sonhos. Pois o mais legal de na busca por um sonho é o caminho. Pois quando você realizar (e eu sei que você vai realizar!) um outro grande sonho nascerá em seu coração.

    ResponderExcluir
  48. Ótimas dicas, simples e de fácil entendimento. Me ajudaram demais. É Markus né? Valeu. ^^

    ResponderExcluir
  49. Olá adorei as dicas e o incentivo, sou muito criativa e de imaginação muito fértil, as vezes me atropelo na trama e realmente um lugar calmo conta muito. Obrigada Markus vou voltar para algumas historias minhas que estavam paradas a algum tempo! Estou animada!

    ResponderExcluir
  50. eu criei meu livro com a sua ajuda muito o brigado e obrigado pelas dica você foi uma inspiração para mim obrigado denovo :)
    Ass:o filho dela Shirley rodrigues "Airton Luiz de Carvalho Fernandez"

    ResponderExcluir
  51. Ola!

    Eu leio muito e sempre tenho várias idéias de histórias, mas sempre que começo a escrever acabo me embananando. Hehehe
    Acho que agora com essas dicas sai alguma coisa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  52. Oi Markus... Amei Hathor, mt mesmo. Muito boas essas dicas.

    Bem, eu já tentei escrever muitos livros, mas nunca consegui "engrenar" a história, nem inventar uma história boa.

    Enfim, eu queria saber se você tem uma dica de como inventar uma história... Se você tiver envia pro meu e-mail, ia ser de grande ajuda...

    Abçs!

    maricarolinadell@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Amei mesmo esse artigo. Estou com uma átima ideia para escrever um livro, mas não consigo desenvolver, não consigo iniciar, quero usar palavras difíceis que compliquem, que reflita a imaginação das pessoas e façam elas criarem um outro universo quando ler o meu livro, ainda sou novo, 15 anos, mas é bom desde já plantar uma semente boa, que no futuro ela lhe dará bons frutos.
    Preciso de auxilio, mas parece que não existe ninguém por aqui, então vou deixar o meu MSN abaixo, para ver se encontro alguém interessante que também tenha o mesmo sonho que o meu.
    Meu nome é André, estou escrevendo o livro The Atlanttis,e estou convidando voce para me adicionar no MSN, para trocarmos ideias.

    drew_marcks@hotmail.com

    Esse é o mesmo e-mail do Orkut, MSN e Facebook.

    ResponderExcluir
  54. Olá!
    Adorei as dicas e, com certeza será útil aos meus alunos, ok? Postarei no meu blog, ok?
    Abraços!
    Geisa

    ResponderExcluir
  55. Queria saber se pra auto biografia vale o mesmo? Ou sei la' tipo posso inventar nomes ficticios para descrever pessoas de minha vida? Ps: Parabéns sempre proucurei ênfase nesse conteudo pois acho que um mundo sempre será pequeno para tantas mentes!!! :)

    ResponderExcluir
  56. Muito obrigado, adorei as dicas, muito boas.

    ResponderExcluir
  57. Muito abrigado pelas dicas, pude melhorar meus livros, com suas dicas recebi varios elogios das minhas obras. Mesmo sendo muito jovem, tenho apenas 17 anos.

    ResponderExcluir
  58. ficaram quase 2 anos me dizendo que eu tinha talento pra fazer livro, alias, vários, a ideia veio de um sonho, e essa ideia foi se evoluindo com a imaginação até virar algo tão grande que não da mais pra segurar, essas dicas foram ótimas agora eu posso prosseguir e pretendo finalizar esse ano mesmo.

    ResponderExcluir
  59. obrigado pelos conselhos me ajudarão muito. Tenho umas ideias muito legais para fazer no meu primeiro livro mais contei a uma amiga que também esta escrevendo um livro e tenho medo que ela a use primeiro pois o livro dela esta mais adiantado do que o meu o que posso faze?

    ResponderExcluir
  60. Adorei esse post... Suas dicas são INCRÍVEIS...
    Tenho muita vontade de escrever meu livro... e até já tenho uma história pra contar, mas não sabia por onde começar e agora, com a sua ajuda, já sei. Tambem não fazeia ideia de como resistrar...vc ensinou td q precisava. Obrigada.

    ResponderExcluir
  61. Valeu, vou começar a escrever meus personagens, Eu quero escrever um livro de suspense com terror. No tipo, adivinhe quem é o assassino.

    ResponderExcluir
  62. Cara, não consigo comprar seu livro. Como faço?

    ResponderExcluir
  63. todo homem tem que plantar uma arvore,ter filhos e escrever um livro; pra min chegou a hora do livro , obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  64. SOU UM LEITOR ASSÍDUO PROCURO SEMPRE LER BONS LIVROS. A ALGUM TEMPO VENHO PROCURANDO ESCREVER UM LIVRO TODAVIA QUANDO COMEÇO A ESCREVE-LO SURGE UM TURBILHÃO DE NOVAS IDEIAS E LOGO COMEÇO A ESCREVER OUTRO, ISSO ACABA GERANDO UM CICLO VICIOSO. JÁ TENTEI ESCREVER UM LIVRO DE CONTOS MAIS CREIO QUE SE CRIADO CANSARIA O LEITOR,POIS, MINHAS IDEIAS QUANDO EM UM PEDAÇO DE PAPEL SE DESENVOLVEM SEMPRE EM UM TEXTO LONGO. SE VOCÊ FOR NESTE ENDEREÇO http://carlos-nerd.blogspot.com.br/ VERA ALGUNS TRECHOS E\OU RASURO DE PENSAMENTOS

    ResponderExcluir
  65. Muito obrigado mesmo.Me ajudou muito.Tenho que escrever um livro para trabalho da escola.Estou muito inspirado aqui kk

    ResponderExcluir
  66. Eu já tinha elaborado num caderno cada passo que iria escrever sobre meu livro: inicio, meio e fim. Mesmo assim muito obriga por ter me ajudado hoje; pois das dicas a que eu mais gostei foi o ultimo paragrafo. Porque todos me acham maluca por sonhar em ser escritora. Desde de criança sempre gostei de escrever e sempre fiz músicas, poemas, poesias. E mesmo que continuem me chamando de maluca, eu nunca vou desistir do meu sonho; levei mais de seis anos para conseguir escrever esse livro que agora já esta quase terminado. Que atualmente estou digitando. Obrigada!

    ResponderExcluir
  67. Precisa ter mais de 19 anos para publicar esse livro?

    porque eu tenho 12 :/

    ResponderExcluir
  68. Muito Obrigado pelas dicas, tem algum e-mail onde eu possa pedir alguns conselhos pessoais? se tiver, por favor me contacte pelo e-mail michelalves@parkourbrazil.com abraços!

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Gostei muito das dicas, era o que precisava pra aumentar o meu empenho em continuar com o meu plano. Comecei a escrever por impulso e por inspiração. Amo escrever e tento por no papel tudo o que a minha imaginação fértil sonha. Gosto de romances, suspenses e literatura infanto.

    ResponderExcluir
  71. Show de bola! Tive uma ideia para uma história hoje, e já coloquei em prática as dicas aqui encontradas!

    ResponderExcluir
  72. Nossa obrigada pelas dicas , me ajudaram muito estou começando agora a escrever o meu livro , mas me ajudou muitoo...

    ResponderExcluir
  73. Quero escrever uma história,mas ela é muito fictícia,tem magos,castelos,duelos,energia espiritual,lendas antigas,mana,entre tantas coisas parecidas,e romance não é o caso,mas todas as pessoas que conheço,que gostam de livros,preferem romances,sera que vale a pena escrever?

    ResponderExcluir
  74. Olá meu nome é Eduardo tenho 18 anos, e estou escrevendo meu primeiro livro, ele é de ficção, ainda estou na fase de conceber os personagens, personalidades, idades, fazer o resumo geral da obra pra me nortear,etc. Já está (apesar de nem estar escrito ainda) tudo se encaixando perfeitamente. Mas minha dúvida é se eu posso utilizar o nome da Universidade de Ohio - EUA, sem maiores implicações (como um processo por direitos autorais), irei usar apenas o nome, não será comentado mais nada sobre ela, uma personagem minha teria feito sua graduação em arquitetura lá. Caso não for possível eu compreendo, até porque esta personagem não é principal e a questão da faculdade é apenas um detalhe para lhe dar mais personalidade.
    Agradeço desde já suas dicas, espero que continue prestativo com todo mundo como está sendo, quando escutamos um "vá em frente" sem dúvida alguma nos sentimos muito mais confiantes.

    ResponderExcluir
  75. Tentarei escrever meu primeiro livro com suas dicas, o que me diz de ser o critico depois rs.... Agradeço as dicas

    ResponderExcluir
  76. OBRIGADA AS DICAS ME AJUDARAM BASTANTE. E AGORA ESTOU COMEÇANDO A ESCREVER MEU LIVRO, MUITO OBRICADA...

    ResponderExcluir
  77. Obrigada, muito, muito obrigada!
    Eu estou começando a escrever e acabei ficando presa por causa do rumo dos acontecimentos, então isso ajudou realmente!
    Beijos e brigadeiros e xícaras de chá. ~

    ResponderExcluir
  78. Muito obrigado pelas dicas, estou querendo escrever um livro estilo Jogos Vorazes e Divergente, essas dicas serão muito boas! Parabéns

    ResponderExcluir
  79. Adorei ,quando procurei por dicas apenas pra fazer como passa tempo mais vi que e coisa seria hehe ,pensei em criar um Mangá mais seria mais complicado então apelei pra livro e percebi apos ler suas dicas que não e brincadeira.
    Arigatõ!


    ResponderExcluir
  80. Amigos, peço que me indiquem um software para editar textos, crônicas, contos e se possível novelas, de preferência em português e free.
    Muitos que pesquisei não são funcionais.
    Obrigado, abraços.

    ResponderExcluir
  81. Obrigada, eu ja estava escrevendo meu livro, mas ainda estava meio em duvida, as dicas me ajudaram muito, agora sim vou desenvolver minha longa imaginação.

    ResponderExcluir
  82. nossa adorei essas dicas,porque eu tenho interesse de escrever um livro,tenho uma idéia bem bolada de ficção científica que acredito dentro de mim que seria um sucesso,mais ficou com receio do que pode acontecer,sabe aquela vontade que vc tem de mostrar sua imaginação as pessoas do que vc esta imaginando,isso esta explodindo dentro de mim,e tinha que desabafar!!!

    ResponderExcluir
  83. Cara impressionante a coincidência. Não que eu acredite em coincidência.
    A muito tempo venho querendo escrever e só recentemente comecei a mostrar alguns dos meus textos para as pessoas e graça a Deus o pessoal tem gostado. E agora resolvi escrever um romance. Tenho toda a ideia na cabeça, mas me faltava alguma orientação. Um ponta pé inicial, por onde começar.
    Você apareceu na hora certa.

    Me aguarde... você vai ter noticias minhas.

    Abção

    ResponderExcluir
  84. Adorei as dicas. Eu tinha algumas delas inconscientemente, mas não sabia como colocá-las na prática, nem ordená-las e o seu texto me ajudou bastante. Agora é escrever e escrever!

    ResponderExcluir
  85. Obrigado pelas dicas, gostei principalmente da última XD, aliás já estou escrevendo um livro, já está nas 280 págs. :)
    E estou planejando fazer mais de dez histórias, vai ter seriados(talvez), e com certeza vai ter filmes e tô pensando em fazer mangás também, ainda tenho 14, comecei a escrever ano passado(13 anos) XD, queria encontrar alguém que escreve livros :D

    ResponderExcluir
  86. Eu JÁ ESCREVI DOIS LIVROS, MAS NÃO OS MANDEI PARA A EDITORA, SINTO QUE ELES NÃO ESTÃO BONS. ACREDITO QUE ESTEJAM MAL ESTRUTURADOS. SONHO, DESDE QUE ME ENTENDO POR GENTE DE SER ESCRITORA E ACREDITO FIELMENTE QUE IREI CONSEGUIR. MUITO OBRIGADA PELAS DICAS. ACREDITO QUE DESSA FORMA TEREI MAIS SUCESSO. EU LEVO ISSO MUITA A SÉRIO, APESAR DE EU SÓ TER 14 ANOS DE IDADE, MAS NÃO VEJO O QUE FAÇO COMO UMA BRINCADEIRA E SIM COMO ALGO QUE TENHO MUITO PRAZER EM FAZER. EDITORAS ACEITAM PUBLICAR LIVROS DE MENORES DE IDADE?

    ResponderExcluir
  87. muito bom *--* tenho o titulo na minha cabeça, alguns capitulos, mas preciso juntar tudo e desenvolver uma historia interessante... Obg pelas dicas

    ResponderExcluir
  88. Dicas fantásticas. Tenho alguns rabiscos e na cabeça uma idéia: escrever um trhiller com temática cristã. Suas dicas certamente vieram em boa hora.

    ResponderExcluir
  89. Eu já tenho uma história completa em mente o meu único problema é introduzir as falas dos personagens, e em que modo devo contar essa historia na terceira pessoa, em primeira pessoa, ou com um narrador participativo. Essas são minhas duvidas se puder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  90. Eu tenho 13 anos, quero muito fazer um livro, já está tudo pronto. Mas eu não sei como começar a escrever, a entrada do livro, esta sendo meu problema, porque não sei que parte colocar, tu poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  91. O cara gostei Muito das dicas eu ja imagino 24 historias como uma cronica na cabeça e com essas Dicas, vo coloca minhas ideias em um Livro. E legal eu sempre gostei essa frase n desista de seus onhos i e isso A principal ideia q quero passar i vlw ae i quando fizer sucesso(pensamento positivo) eu dizer o q me ajudo muito foi markus o blog livrohathor

    ResponderExcluir
  92. QUE LEGAL AS DICAS!
    Acho que comecei bem meu livro..Adoro escrever principalmente contar historias, Espero que um dia quando meu livro estiver pronto voce possa ler...ok!
    escrever as vezes cansa, voce acaba meio que perdendo ideias. nunca achei que um escritor demorasse tanto para escrever!
    mais eu posso demora 2, 3 anos para conseguir escrever mais eu vou conseguir!
    NUNCA DEVEMOS DESISTIR DOS SONHOS NEH!
    =D

    ResponderExcluir
  93. Essas dicas realmente me ajudaram! Além de recuperar minha determinação de ser escritora, me ensinou direitinho por onde devo começar :))))

    ResponderExcluir
  94. Estou escrevendo um livro que fala sobre hipóteses para o fim do mundo, maçonaria entre outras coisas.

    ResponderExcluir
  95. Bem meu projeto de 2014 é escrever um livro, só que não sabia por onde começar até ler este post, valeu você me ajudou bastante.

    ResponderExcluir